localização

ONDE FICAMOS

:: Estamos localizados no lugarejo de Caeté-açú conhecido como Vale do Capão que fica a 72km da cidade de Lençóis e 22km da cidade de Palmeiras.

:: O Vale do Capão faz divisa com o Parque Nacional da Chapada Diamantina e é o ponto de partida mais central para as expedições ecológicas nas trilhas da Chapada.

:: A Chapada é muito grande e oferece muitos atrativos de passeios, desde trilhas de um dia com retorno para pousada a trilhas de 2 a mais dias. O acampamento na área do parque é permitido, porém é evidente que seja recomendado ao visitante fazê-lo sempre na companhia de um guia credenciado pela ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão).  Pois além de guias da associação, são brigadistas, socorristas e os grandes responsáveis pelo trabalho de conscientização e preservação dessa área do parque.

:::

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

SOBRE A CHAPADA

:: Localizada na região central da Bahia, nordeste do Brasil. É uma área rochosa de vegetação exuberante, contendo espécies de sempre-vivas, bromélias e orquídeas raras só existentes nessa região do país.

:: Assim como sua flora, a fauna da Chapada também é muito rica em espécies.

:: A geografia do lugar é formada de vales, canions, rios e grutas que formam diversas cachoeiras incluindo a cachoeira da fumaça que é a maior do Brasil e segunda da América latina, com altura de 380m de queda livre.

:: A região anteriormente de garimpo de diamantes e ouro, hoje Parque Nacional da Chapada Diamantina, ocupa uma área de 152mil hectares. Abrange a Serra do Sincorá e arredores, entre os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Ibicoara, Itaeté e Mucugê, incluindo Igatú ( a cidade das pedras ).

:: Atualmente a Chapada vive do turismo ecológico de aventura e trava sua batalha diária na preservação da vida da mata e dos animais, lutando contra a ameaça constante das queimadas anuais nos meses de seca.

:: A Chapada Diamantina, riquíssima culturalmente, com natureza inigualável e cidades fundadas no auge da extração mineral, forma um verdadeiro patrimônio histórico ambiental surgido à partir do séc. XVII.

:: A arquitetura colonial e eclética rica em detalhes, por si contam um pouco da história e de como era a vida na época do garimpo.

:::

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………